Escleroterapia
- dermato2016
- 7 de dez. de 2015
- 2 min de leitura

Referência (Pubmed)
A escleroterapia é um tratamento para as pequenas veias dilatadas que ocorrem principalmente nas pernas devido a problemas circulatórios. Consiste na injeção de substâncias esclerosantes dentro dos vasos com seringa e agulhas pequenas. Após um tempo o sangue para de passar por dentro dele, que então é absorvido pelo organismo.
O que é injetado?
Estudos vêm sendo feitos desde 1939. A glicose hipertôncia é muito utilizada com bons resultados. As técnicas inovadoras utilizam a substância polidocanol.
Quais as técnicas?
Em Dermatologia são tratadas as varizes superficias, os vasinhos que incomodam esteticamente. Tanto a glicose quanto o polidocanol são bem toleradas e são utilizadas em forma líquida. As concentrações utilizadas para a glicose são 50% e 75%; para o polidocanol são 0,25%, 0,5% e 1%.
Para vasos mais calibrosos e malformações é utilizada a espuma de polidocanol e são necessárias concentrações mais altas. A figura acima com as seringas em ângulo de 90 graus demonstra a técnica de Tessari (1997), para obtenção da espuma. Uma seringa contém ar e a outra o polidocanol; conectadas pela válvula chamada three-way. O médico aperta uma e a outra sobe, misturando o líquido e o ar. Fazendo isso várias vezes obtém uma espuma branca que fica estável por 2 minutos. Em 2014 a técnica foi melhorada por Whiteley and Patel aumentando esse tempo.
Tem efeitos colaterais?
Sim. Vermelhidão, coceira (por até 24h), pequenos hematomas que ficam por alguns dias.
Gestantes podem fazer?
Os tratamentos geralmente são bem tolerados também na gestação, mas não existem estudos até o momento que eliminam totalmente os riscos. Além disso, os vasinhos podem voltar inclusive durante a gestação. O melhor é fazer o procedimento antes de engravidar ou depois do parto.
Quantas sessões preciso fazer?
Isso é determinado pelo médico. Mas na primeira sessão já se vê um resultado interessante. O retorno pode ser em 2 a 3 semanas.
Como é o período pós-procedimento?
É necessário o uso de faixas ou meias compressivas (elásticas) por um período e as atividades cotidianas podem ser realizadas normalmente.
Comments