top of page

Fitofotodermatose

  • dermato2016
  • 28 de nov. de 2015
  • 2 min de leitura

Hattiesburg, Mississippi, EUA

Referência (Pubmed)


Uma mulher de 26 anos foi admitida na urgência com história de eritema nas duas coxas com início há 5 dias. Tudo aconteceu durante suas férias no Caribe. Cerca de 24 horas antes das lesões aparecerem ela estava espremendo limões para preparar tacos de frango, no terraço de um restaurante. Também espremeu alguns para preparar sua piña colada e na manhã do mesmo dia havia depilado as pernas com lâmina. No meio de tudo isso, o sumo do limão escorria para suas pernas e ela passava a mão sem ter idéia do que estava prestes a acontecer.


Por quê isso aconteceu?


Isso é uma reação cutãnea chamada fitofotodermatose. Existem substâncias presentes em alguns vegetais, as furocumarinas, que são ativadas pela radiação ultravioleta A (UVA) e essa reação fotoquímica na superfície da pele pode causar iritação, bolhas, hiperpigmentação (escurecimento) ou queimaduras. É bem provável que a depilação tenha deixado a pele mais sensível à ação das substâncias e a exposição direta ao sol no terraço agravou o problema.


Depois de quanto tempo as manchas aparecem?


Geralmente 24 horas após a exposição aos agentes.


A substâncias só existem nas frutas cítricas?


Não, mas grande parte das queixas acontecem devido ao limão. Outros exemplos de vegetais que contém furocumarinas: laranja, tangerina, cenoura, figo, coentro, erva-doce, aipo, arruda e mamacadela (esta utilizada para escurecer a pele acometida por vitiligo!)


Então, como se trata essas manchas?


As manchas geralmente desaparecem em algumas semanas. Pode-se usar pomadas a base de corticóides, hidratantes, e filtro solar. Em alguns casos o dermatologista irá prescrever substâncias clareadoras. Se houver queimaduras o tratamento pode demorar mais. Nunca estoure as bolhas!





Comments


© 2015-2016  Dermatologicamente. Conteúdo original.

bottom of page